Webnode


ABELHA MANDAÇAIA

= ABELHA MANDAÇAIA =

 

UMA  DAS  MELHORES  PARA  CRIAR  RACIONALMENTE.

 

Abelha com características excelente para se criar racionalmente, E por contar por uma incidência maior em várias regiões do Pais, indo desde Rio Grande do Sul ao Estadodo Bahia.

Seu nome científico é: Melipona Quadrifaciata, mas é conhecida popularmente por Mandaçaia, que na linguagem indígena significa vigia bonito (mandá: vigia ) ( çai: bonito ), fato este por se observar no orifício de entradada da colmeia uma abelha sempre presente, ou seja, a vigia.

 = ONDE ENCONTRA-LAS =

A Melipona ( Quadrifaciata Quadrifaciata ) tem preferência por regiões mais altas e mais frias, Resiste bem a baixas temperaturas ( - 10 ) e umidade relativamente alta ( 75 a 90 % ), entre as 7 e 10 horas da manhã no verão, a movimentação é bem intensa, aumentando o seu trabalho de coleta.

Devido ao seu tamanho avantajado, possui melhor controle de temperatura corpóreo, o que lhe permite viver em regiões frias ( - 10 ) e quentes ( + 40 ) lugares sombreados.

Nas regiões secas, principalmente na Bahia, encontramos a subspécie Melipona Mandacaia, praticamente com a mesma morfologia das acimas citadas, porem de tamanho um pouco menor.

 = MORFOLOGIA =

 É uma abelha de cor negra, tendo em seu abdômen quatro listas amarelas brilhantes transversais . A região entre as antenas, geralmente possui pelos negros, na parte inferior da face tem uma pontuação muito fraca, o ventre e a porção mediana superior do tórax, são pouco lustrosos na base do que no apice. É uma abelha robusta e o seu tamanho mede entre 8 a 12 mm.

 Esta abelha possue outras subespécies: A Melipona quadrifaciata quadrifaciata, a Melipona quadrifaciata anthidioides, Melipona Hibrida e a Melipona mandaçaia.

 A Melipona quadrifaciata anthidioides, possui suas listras amarelas abdominais interrompidas na parte mediana, enquanto que na subspécie quadrifaciata quadrifaciata, estas listras são continuas; A mandaçaia Hibrida tem listras transversais marrom.

 = HABITAT E NINHO =

 A Mandaçaia constroi seu ninhos em ocos de troncos de árvores,  A entrada do ninho, é construido com geoprópolis ( uma mistura de barro com resinas extraidas das plantas ), geralmente na parte externa do orifício de entrada elas constroem sulcos radiais convergentes, sendo que neste orifício passa só uma abelha por vez.

 

A partir do orifício de entrada, encontramos um canal de mais ou menos de 10 a20 cm de comprimento, chamado de tunel de entrada, que vai terminar proximo aos discos de crias, os quais são envolvidos por lamelas de cerume irregulares as quais chamamos de invólucro, que é constituido de uma mistura de cera e própolis, cuja finalidade é conservar a temperatura interna do ninho e combater intrusos.

 O Ninho geralmente tem a forma de discos sobrepostos e no sentido horizontal, estes discos são formados por células com aproximadamente 1 cm de altura por 0,5cm de diâmetro. confeccionado com cerume, onde a rainha deposita seus ovos para desenvolvimento das crias.

Constróem também com o mesmo cerume, potes ovais, medindo cerca de 2 a 5 cm de altura, por 1 a 2,5 de diâmetro. ligados entre si. Estes potes são usados para armazenar alimentos, mel e pólen, o mel e o pólen são guardado em potes diferente nunca misturado, e se encontram geralmente acima da região dos discos de cria, e também proximo dos mesmos.

O ninho desta abelha possui uma população bem menor, em relação a apis melífera, de 300 a 500 (unidade) de abelhas.

A Mandaçaia é uma abelha muito mansa, mas costuma repelir os instrusos com um movimento bastante intenso em redor do possível inimigo, chegando a mordiscar com suas fortes mmandíbulas.
 

= CASTAS - OPERÁRIAS =

 Sendo um inseto socialmente desenvolvido, as operárias desempenham várias funções na colmeia de acordo com a sua idade. As mais jovens com a cor mais clara, permanecem sempre na região dos discos aquecendo as crias, num segundo estágio, faz o aprovisionamento das células e se ocupam na construção das mesmas. A medida que vão se desenvolvendo trabalhão na construção de potes de alimentos, limpeza, guarda e recepção de alimentos. Quando chegam a um estágio mais avançado se tornam campeiras (operárias ), sendo o néctar transportado na visícula melífera ( Prê Estômago ) o pólen e cera na corbícula.

 Em colônia de Mandaçaia, as operárias tem seus ovários desenvolvidos e muitas vezes podem fazer postura. Estas posturas podem ser efetuadas antes ou após a postura da rainha. Geralmente os ovos de operárias postos antes da postura da rainha, são ingerido pela mesma. e os ovos postos após a postura da rainha darão origens a zangões ( machos ), isto porque a larva do macho se desenvolve mais rápido comendo, então, o ovo posto pela rainha, Estes ovos têm a mesma forma dos ovos de rainha e mesmo os que são postos antes dos da rainha, podem dar orígem a machos.

em colônia de mandaçaia, as operárias são maiores dos que os machos.

= RAINHAS =

 Por ter seu abdômem bem desenvolvido, a rainha caminha lentamente pelos discos de cria, é ai que se encontra a rainha sempre acompanhadas por algumas operárias que lhe fazem a corte.

Não existe diferênça entre células de rainha e de operárias, Numa colônia normal sempre há eclosão de rainhas virgens no entanto elas não nascem atrativas. Se a colônia estiver com rainha fisogástricas (fecundada) em boas condições, as rainhas virgens (princesas) serão logo eliminadas pelas operárias.

 Evidentemente pode ocorrer a substituição da rainha fisogástrica, A rainha virgen (princesa), para ser feculdada. voará, voltando já fecundada para a mesma colônia e começa, após alguns dias, a fazer postura. As rainhas virgens (princesas) são de facil identificação, pois não possuem as listras amarelas no abdomen, a cabeça é relativamente menor, e a coloração do corpo é marron.
Após a fecundação o abdômen sofre um aumento significativo, impossibilitando o seo vôo.

ZANGÕES ( Machos )

Os machos das abelhas mandaçaia, ao contrário dos da apis melífera, podem realizar algum tipo de trabalho, como por exemplo a desidratação do néctar, mas sua principal função na colônia, e fecundar a rainha, embora haja controvérsias, se a rainha acasala somente com um zangão ou mais.

= MEL =

O mel produzido pela Mandaçaia é procurado pelo seu agradável sabor, não enjoativo, E bastante liquifeito devido ao alto teor de umidade, fato este que requer que o mesmo fique armazenado na geradeira, para evitar a fermentação, Mas se for feito a pasteriorização, aquecido a uma certa temperatura, nesta caso, não se fáz nescessário guardar sob refrigeração, apenas em um lugar fresco, que não pegue luz solar direto.
Em caixas racionais a Mandaçaia pode produzir de
2 a4 litros
de mel ao ano ou mais, dependendo da florada.

 

 


Contatos

MELIPONÁRIOS ABELHAS DO SUL

Saltinho do Canivete.
Mafra SC


47-88902036


Webnode