AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO SOBRE ABELHA MANDAÇAIA.


O nosso site tem o objetivo de passar conhecimentos adquiridos em mais de 21 anos de atividades com nossas abelhas sem ferrão.

= NINHO DA ABELHA MANDAÇAIA =

= HABITAT E NINHO =

 A Mandaçaia constroi seu ninhos em ocos de troncos de árvores,  A entrada do ninho, é construido com geoprópolis ( uma mistura de barro com resinas extraidas das plantas ), geralmente na parte externa do orifício de entrada elas constroem sulcos radiais convergentes, sendo que neste orifício passa só uma abelha por vez.

 A partir do orifício de entrada, encontramos um canal de mais ou menos de 10 a 20 cm de comprimento, chamado de tunel de entrada, que vai terminar proximo aos discos de crias, os quais são envolvidos por lamelas de cerume irregulares as quais chamamos de invólucro, que é constituido de uma mistura de cera e própolis, cuja finalidade é conservar a temperatura interna do ninho e combater intrusos.

 O Ninho geralmente tem a forma de discos sobrepostos e no sentido horizontal, estes discos são formados por células com aproximadamente 1 cm de altura por 0,5cm de diâmetro. confeccionado com cerume, onde a rainha deposita seus ovos para desenvolvimento das crias.

Constróem também com o mesmo cerume, potes ovais, medindo cerca de 2 a 5 cm de altura, por 1 a 2,5 de diâmetro. ligados entre si. Estes potes são usados para armazenar alimentos, mel e pólen, e se encontram geralmente acima da região dos discos de cria, e também proximo dos mesmos.

O ninho desta abelha possui uma população bem menor, em relação a apis melífera, de 300 a 500 (unidade) de abelhas.


= MEL DA ABELHA  MANDAÇAIA =

O mel da Mandaçaia é um alimento natural produzido pelas abelhas, a partir do néctar das plantas, de origens florais, os quais, depois de levados para a colónia pelas abelhas, são amadurecidos por elas e estocados em copos ovais medindo em torno de 5 cm de altura, armazenados para sua alimentação, sendo que a sobra é retirado pelo homem.

Sua cor e sabor variam de acordo com a florada. A cristalização ocorre por um processo natural tendo o mesmo valor nutritivo do mel liquido.


O mel destas abelhas é muito apreciado e consumido principalmente pelo seu sabor diferenciado, além de

 contém os nutrientes básicos necessários à saúde, como açúcares, proteínas, vitaminas e gordura.

Esse mel possui, também, uma elevada atividade antibacteriana e é tradicionalmente usado contra doenças pulmonares, resfriado, gripe, fraqueza e infecções de olhos em várias regiões do País.

 

  Tem sabor, não enjoativo, E bastante liquifeito devido ao alto teor de umidade, fato este que requer que o mesmo fique armazenado na geradeira, para evitar a fermentação, se for feito a pasteriorização, aquecido a uma certa temperatura, nesta caso, não se fáz nescessário guardar sob refrigeração, apenas em um lugar fresco, que não pegue luz solar direto.


Em caixas racionais a Abelha Mandaçaia pode produzir de 2 a 4 litros de mel ao ano ou mais, dependendo da florada.



= COMO MONTAR SEU MELIPONÁRIO =

O local adequado para montar o seu meliponario é em área sombreada, quantos menos sol em cima das colmeias melhor, deve existir por perto pasto apícula, ou seja, flores muitas flores.

A distância mínima entre as colméias e 1 metro, a presença de água e muito importante, deve ter água numa distância máxima de 400 mt, caso não, deve colocar uma vasilha com água e alguns pausinhos para que as abelhas se caírem na água possam sair, esta água deve ser trocada um dia sim um dia não.

O meliponário deve ficar longe de no mínimo 700 metros de apiário ( criação de abelhas africanas ).

As colmeias também podem ficar bem perto da residência, no quintal ou mesmo em volta de sua casa, devem ficar em uma altura de 50 cm do chão, e a altura máxima 8 metros.

O sombreamento do meliponário é importante para manter a temperatura em condições adequadas para evitar o aquecimento excessivo no interior da caixas, as quais não devem ser expostas diretamente aos raios solares.

As flores é o sucesso da criação: Deve observar a existência de plantas que forneçam pólen (saburá, samorá) e néctar a maior parte do ano. Devemos observar as plantas visitadas pelas abelhas colhendo as sementes e planta-las para que as abelhas tenham o seu material de coleta.

Para povoarmos o meliponário devemos procurar adquirir colméias de meliponicultores que fazem a divisão de famílias, ou retirar ninhos em locais de desmatamento ou demolição de casas e muros. Nunca devemos incentivar a extração de ninhos através de compra de meleiros, porque assim estaremos contribuindo para a extinção das espécies.

As abelhas sociais pertencem a família Apoidea e são dotadas de estrutura para a coleta de alimentos, como corbicula, vesícula melifera etc.

Existem no Brasil cerca de 300 espécies de abelhas indígenas sociais, distribuídas em tribos como as dos Meliponini e Trigonini,

Entre as Meliponini temos: A Mandaçaia (Melipona quadrifasciata), Urucu do Nordeste (Melipona Scutellaris),   Tiúba (Melipona compressipes), Jandaíra (Melipona subnitida) e a Guaraipo (Melípona Bicolor Schenki Gribodo) e a Manduri.

 
Entre as Trigonini temos: A Jataí, mirin, tubuna, A jataí produs um excelente mel e se adapta em todos os estados brasileiros.

Deve evitar ter por perto as abelhas limão ( Lestrimellita ) também conhecida como Iratim, que não possuem estruturas para a coleta de alimentos, sobrevivendo do saque às outras colônias e a Caga fogo (oxytrigona tataira) que se defende liberando uma substância que em contato com a pele provoca sérias queimaduras (ácido fórmico). Estas abelhas atacam e matam as demais abelhas sem ferrão para roubar o mel, sendo que na maioria das vezes fica morando na casa saqueada.

 


= FLOR MELÍFERA =

Quaresmeira:


= FLOR MAIS PROCURADA =

é da região  sul do Brasil.


= COPO DE MEL =

Em Formação.


= ABELHA MANDAÇAIA =

 = RAINHA =

Por ter seu abdômem bem desenvolvido, a rainha caminha lentamente pelos discos de cria, é ai que se encontra a rainha sempre acompanhadas por algumas operárias que lhe fazem a corte.

Não existe diferênça entre células de rainha e de operárias, Numa colônia normal sempre há eclosão de rainhas virgens no entanto elas não nascem atrativas. Se a colônia estiver com rainha fisogástricas (fecundada) em boas condições, as rainhas virgens (princesas) serão logo eliminadas pelas operárias.


Evidentemente pode ocorrer a substituição da rainha fisogástrica, A rainha virgen (princesa), para ser feculdada. voará, voltando já fecundada para a mesma colônia e começa, após alguns dias, a fazer postura. As rainhas virgens (princesas) são de facil identificação, pois não possuem as listras amarelas no abdomen, a cabeça é relativamente menor, e a coloração do corpo é marron.
Após a fecundação o abdômen sofre um aumento significativo, impossibilitando o seo vôo.

 



Abelha Mandaçaia Melipona Quadrifaciata, esta espécie de abelha é muito fácil de criar, como e do grupo melipona a cada 100 abelha que nasce 12 a 30 são rainhas princesa e uma é escolhida para ser a rainha mãe, por este motivo que todas as multiplicações são bem sucedidas.

Sou criador de abelhas índigenas desde 1989 pois nesses 21 anos de dedicação as abelhas sem ferrão, somei uma grande bagagem de conhecimento.


Envio via sedex para todo o Brasil.

Envio via sedex para todo o Brasil.

 

 


FLORES MELÍFERAS.


= ABELHA MANDURI =

Melipona Bicolor.

 

A manduri mede aproximadamente 7mm Sua distribuição geográfica vai desde América Central até Argentina e Estado
de Santa Catarina e São Paulo.

As colônias são pouco populosas, por volta de 300 indivíduos. Os locais de nidificação são principalmente ocos de árvore, podendo ocorrer também em paredões de taipa. esta espécie se adapta bem em caixas racionais.



A entrada do ninho é um pequeno orifício onde passa apenas uma abelha de cada vez, Essa espécie apresenta favos de cria horizontais ou helicoidais. Não apresenta células reais.

Em torno dos favos de cria há um invólucro freqüentemente bem desenvolvido. Nesse invólucro podem ser encontrados pedaços endurecidos de própolis na forma de moeda. Devem ser antigos depósitos de própolis. Os potes de alimento têm 3,5 cm de altura. Pode apresentar refúgios coletivos de rainhas virgens, no meio ou abaixo dos potes de alimento.


Contatos

MELIPONÁRIOS ABELHAS DO SUL

Saltinho do Canivete.
Mafra SC


47-88902036


=SEIS RAZÕES PARA CRIAR ABELHA SEM FERRÃO =

A criação de abelhas indígenas sem ferrão em cabaças, cortiços, caixas rústicas ou em caixas racionais, constitui uma atividade tradicional em quase todas as regiões do Brasil. Essa atividade, conhecida como meliponicultura, foi inicialmente desenvolvida pelos índios, e vem, ao longo dos anos, sendo praticada por pequenos e médios produtores, assim como por produtores de base familiar.


1-  As abelhas sem ferrão são os principais agentes polinizadores de várias plantas nativas. Preservar essas abelhas contribui, portanto, para conservar os mais diversos tipos de vegetação.

2-  Há muitos agricultores utilizando as abelhas sem ferrão na polinização de culturas agrícolas tais como urucum, chuchu, camu-camu, carambola, coco-da-bahia e manga. Essa prática, amplamente usada com as abelhas do gênero Apis (conhecidas como abelhas africanizadas ou abelhas africanas) e Bombus (as mamangavas, também chamadas de mamangaba, mangangá, mangava, etc.), vem sendo utilizada até mesmo para cultivar morangos dentro de estufas.

3-  O mel produzido pelas abelhas sem ferrão contém os nutrientes básicos necessários à saúde, como açúcares, proteínas, vitaminas e gordura. Esse mel possui, também, uma elevada atividade antibacteriana e é tradicionalmente usado contra doenças pulmonares, resfriado, gripe, fraqueza e infecções de olhos em várias regiões do País.

4-  Além de fonte de alimento e remédio, o mel produzido pelas abelhas sem ferrão representa, em algumas regiões, uma importante fonte de renda. Na Região Nordeste, onde a meliponicultura é mais praticada, são encontrados produtores (ou meliponicultores) com até 500 colmeias de abelhas, e que sobrevivem, basicamente, do comércio do mel. Alguns meliponicultores conseguem coletar de 5 a 8 litros de mel/colônia/ano, o que, segundo os especialistas na área, está muito abaixo do potencial de produção das abelhas sem ferrão. O preço, porém, é compensador. Um litro de mel de abelha sem ferrão é vendido por R$ 50,00 no Nordeste, podendo alcançar até R$ 100,00 na Região Sudeste do País. Como os custos para a criação são baixos, a meliponicultura permite a produção de um alimento barato, com um forte apelo comercial.

5- 
São, de um modo geral, abelhas bastante dóceis e de fácil manejo. Por isso, dispensam o uso de roupas e equipamentos de proteção tais como macacão, luvas, máscaras e fumegadores, reduzindo os custos de sua criação e permitindo que essas abelhas sejam mantidas perto de residências e/ou de criações de animais domésticos. Além disso, por não exigir força física e/ou prolongada dedicação ao seu manejo, a criação de abelhas sem ferrão pode ser facilmente executada por jovens e idosos.

 

Estima-se que, só no Brasil, existam mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão. As mais promissoras em termos de produção de mel são as espécies do gênero Melipona, conhecidas popularmente como mandaçaia (nome científico, Melipona quadrifasciata), jandaíra nordestina (Melipona subnitida), uruçu-cinza ou uruçu-cinzenta (Melipona fasciculata), uruçu-amarela (Melipona rufiventris), uruçu-do-nordeste (Melipona scutellaris), entre outras.

A meliponicultura é, portanto, uma atividade de baixo impacto ambiental, que produz um alimento de elevado nível nutricional, e de retorno financeiro garantido.

 

6 - Criar abelhas sem ferrão é uma terapia para a mente e a alma.


= ESPECIE =

NÃO é Abelha

MOSCA VAREGEIRA


ABELHA MANDAÇAIA HABITANDO UM PORUNGO OU CABAÇA.

Neste porungo habita uma colónia de abelha mandaçaia, para fazer vistoria foi feito uma abertura na parte de trás, a qual tem um pedaço de lona preta em contato com a parte retirada

Este procedimento tem como objetivo evitar o contato da tampa com o ninho pois se isto acontecer em cada vistoria ao abrir a tampa ficaria grudado parte do ninho ou copos com mel.


= ABELHA MANDURI =

Melipona Bicolor.